Compta Emerging Business lança soluções para a Economia do Mar

 Entrada / Empresa / Noticias / Compta Emerging Business lança soluções para a Economia do Mar
A Compta Emerging Business, empresa do Grupo Compta, acaba de lançar um conjunto de soluções exclusivas, que visam dotar de tecnologia diversos setores da Economia do Mar dando destaque a áreas prioritárias. Sea Governance & Smart Cost, Smart Ports & Logistics, Seafood Exploration & Transformation são os três eixos estratégico onde a Tecnológica nacional inova com os olhos postos nos mercados internacionais, diferenciando-se com uma oferta vertical e perfeitamente adaptada a este novo paradigma de crescimento socioeconómico alavancado no Mar.

 

Portugal tem uma Zona Económica Exclusiva que é cerca de 19 vezes maior que a área terrestre emersa, há muito que o Mar português é visto como uma vantagem competitiva nacional.

 

Para Jorge Delgado, presidente da Comissão Executiva da Compta “Continuamos a nossa estratégia de aposta em setores verticais, somando o Mar ao Ambiente, Agricultura, Energia e Logística Multimodal. São setores chave da economia nacional, onde a Compta se posiciona como um acelerador e facilitador trazendo inovação e tecnologia de ponta para estes setores. Numa sociedade que se pretenda mais inteligente e sofisticada, não se pode deixar de promover e fomentar a rentabilização sustentável de todos os seus recursos, este é pois um eixo prioritário da nossa atuação.”

 

A Compta alinha-se assim com a Estratégia Nacional para o Mar, onde Portugal formalizou a sua visão do modelo de desenvolvimento assente na preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos, apontando um caminho de longo prazo para o crescimento económico, inteligente sustentável e inclusivo. Ainda segundo este responsável “Este desígnio implica uma resposta concreta de todos os atores económicos, abrindo um espaço de oportunidade para a especialização inteligente das indústrias tecnológicas. É neste contexto que surge a Compta, disponibilizando um conjunto de soluções que visam a concretização desses desafios. De referir que essas oportunidades não são apenas nacionais, o potencial de internacionalização é enorme e Portugal é um dos países do mundo com o maior grau de conhecimento e especialização nesta área da economia do mar e dos oceanos.”
Com o know-how e experiência adquiridos ao longo de 43 anos de atividade a Compta acredita que o setor privado tem um papel determinante, quer na formulação do pensamento estratégico do país, quer na concretização de ações concretas que visem, neste caso, o aproveitamento económico e social do Mar.

 

Neste contexto e enquadrado numa estratégia que visa a internacionalização de tecnologias made in Portugal, a Compta anuncia a disponibilização desta nova oferta, concentrada numa área denominada – Blue Growth by Compta – focada na especialização inteligente das tecnologias de informação aos desafios da Economia do Mar, contando, com uma equipa composta por profissionais com competências e experiência comprovada no mercado nacional e internacional, ao que se junta, uma rede de parcerias pan-europeias que envolvem organizações e especialistas de relevo nas diferentes áreas temáticas.

 

Desta forma e numa perspetiva de dar resposta aos desafios da exploração, transformação, logística e governança dos recursos marinhos, esta nova unidade de negócio irá atuar sob três diferentes eixos de ação:

 

“Sea Governance & Smart Cost” que compreenderá ações, produtos e serviços destinados a suportar a monitorização, suporte à decisão e ação do Estado sobre o Mar. Este eixo preconiza, ainda, a formulação de uma proposta de valor tecnológica no âmbito das Zonas Costeiras Inteligentes potenciando o nível de desenvolvimento e competitividade dos diferentes subsetores da Economia do Mar.

 

“Smart Ports & Logistics” focada nos desafios concretos da gestão inteligente das comunidades portuárias, e no potencial da Internet das Coisas (IoT) como driver de um novo paradigma de interconectividade e ganhos de eficiência nas diferentes perspetivas desta interface entre a terra e o Mar, que comporta uma abordagem holística sobre portos comerciais, portos de pesca e portos de recreio, para os quais emerge a necessidade de players tecnológicos que promovam o conceito de “Porto Inteligente”.

 

“Seafood Exploration & Transformation” sobre este eixo serão abordados desafios concretos que se colocam a setores como a Aquacultura e indústrias da transformação do pescado, sectores sobre os quais é expectável um crescimento exponencial ao longo das próximas décadas. Neste eixo, a proposta de valor da Compta dará uma resposta concreta na valorização do pescado e a ganhos de eficiência produtiva nos diferentes processos de transformação dos recursos marinhos.

 

Adicionalmente e de uma forma transversal, esta nova unidade de negócio irá tirar proveito do valor agregado do atual portfólio de produtos da Compta, desenvolvendo soluções integradas para os diferentes subsetores da Economia do Mar, dando respostas concretas aos desafios relacionados com a eficiência energética, gestão e valorização de resíduos e subprodutos, interconectividade de ecossistemas e cadeias de valor complexas e suporte tecnológico de iniciativas que visem a exploração e comercialização sustentável de recursos marinhos.