Insights CEB

 Entrada / Insights CEB
«Ao longo das últimas décadas, os principais portos do mundo passaram por diversos estágios de evolução que tiveram o seu início com o processo de informatização até ao conceito de “Porto Digital”.

A proximidade dos atores da cadeia de valor da logística com o fenómeno da Internet das Coisas (IoT) está a levar para o seio dos portos novas formas de recolher, partilhar e gerar valor a partir da informação. Estamos a assistir ao nascer de uma nova geração de portos apoiados por infraestruturas inteligentes, pela interconectividade das coisas e por processos de gestão otimizados pela geração de conhecimento fruto do processamento eletrónico de largos volumes de dados: - Os “Smart Ports”.
A União Europeia apesar dos poucos recursos naturais conhecidos – 1% das reservas mundiais em petróleo, 1,5% de gás natural e 4% de carvão – continua a afirmar-se como um dos maiores consumidores de energia do mundo. Com 28 países e mais de 505 milhões de pessoas, o “velho continente” acolhe apenas 10,5% da população mundial que consome 20% da energia produzida no mundo. Refém dos mercados externos para a satisfação das suas necessidades energéticas e a debater-se com os fenómenos do desemprego, do envelhecimento da população e exclusão social das populações mais jovens, a Europa está a envelhecer envolvida numa espiral de regulação não simplificada que lhe condiciona a capacidade de acompanhar um mundo em permanente mudança. 
"2015 é o ano de virar a página aos “Objetivos do Milénio” para dar lugar aos “Objetivos da Sustentabilidade” e que surgem a reforço dos modelos de desenvolvimento preconizados pela “Economia Circular e de Baixo Carbono” rumo a um 2030 mais inclusivo e sustentável.